sábado, 15 de outubro de 2016

OS FARISEUS CUMPRIAM RIGOROSAMENTE OS 613 ORECEITOS DA LEI ANTIGA



FACULDADE DE TEOLOGIA – ITUSAL
ALUNA: EUGENIA GOMES DA SILVA
BIBLIA I




Evangelhos Sinópticos



3- os fariseus cumpriam rigorosamente os 613 preceitos, o que Jesus faz em relação a isso? 



Quando se mencionava “ Assêret Hadibot” , conhecido na Bíblia como os Dez Mandamentos, surge a impressão de que são os separados como sendo os mais importantes da Torá. Mas na verdade a tradução correta, “Assêret Hadibot “é dez falas ou dez ditos, sendo que estes são dez princípios que incluem a Torá e seus preceitos, inclusive os dez mandamentos.

As principais letras de Assêret Hadibot demonstram este fato. Os dez mandamentos são escritos com 613 letras significando D –us deu no Sinai os dez mandamentos que abrangem os 613 preceitos e as sete leis de Nóech; 613 com 7 somam 620. A soma dos números 6, 1 e 3 de 613 totalizam dez (mandamentos) mostrando que as 613 mit svot incluem os dez mandamentos. São eles:

1         Eu sou o Senhor te Deus que te libertou da terra do Egito, da casa da servidão.

 2  Não tiras outros deuses diante da minha presença. Não farás para ti imagens esculpidas nem nada semelhantes ao que há nos céus acima, ou na terra embaixo, ou na água de baixo da terra. Não te postarás diante deles nem os serviras; pois Eu Sou o Senhor teu D-us um D-us zeloso, que visita as iniquidades dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que aborrecem a iniquidade. Mas mostrara bondade para centenas de gerações aqueles que me amarem e cumprirem meus mandamentos.

3      Não juraras pelo nome do Senhor teu D-us em juramento vão; pois D-us não absorvera ninguém, que usar Seu nome em vão.

4         Lembra- ti do dia do shabat, para o santificá-lo. Por seis dias deverão trabalhar e cumprir todas as tuas tarefas, mas o sétimo dia é Shabat de teu D-us. Não deves fazer nenhum trabalho _ teu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal, é o peregrino que estiver dentro teus portões – pois em seis dias D-us fez os céus, a terra o mar e tudo que neles está e Ele descansou no sétimo dia. Por isso abençoou o dia de Shabat, e o santificou.

5         Honraras teu pai e sua mãe, para que se prolonguem teus dias sobre a terra.

6          Não matarás.

7         Não adulterarás.

8          Não furtarás.

9          Não dirás falsos testemunhos centro o teu próximo.

10     Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçaras a mulher de teu próximo, e seu servo, e sua serva, e seu boi; seu asno, e tudo que seja de teu próximo.
Em hebraico a lei é chamada de Torá, que pode significar lei como também instrução doutrina. Conteúdo da Torá são os cinco livros de Moises, mas o termo aplicado igualmente ao Antigo Testamento como um todo.

A Torá e os cinco livros do Velho Testamento:

·         A lei pode ser dividida em dez mandamentos, que no hebraico são chamados simplesmente de dez palavras. Eles regulamentam a relação do ser humano com Deus e com seu próximo.
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·         No código mosaico encontra-se também o livro da Aliança das Ordenanças civil e religiosas, que explica e expõe detalhadamente o significado dos dez mandamentos para Israel.
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·         O código mosaico contem as leis cerimoniais, que regulavam o ministério no santuário do Tabernáculo, posteriormente, no _ Templo. Elas tratavam também da vida e do serviço dos sacerdotes.
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·         Em conjunto todas estas disposições formam a lei Mosaica. No judaísmo Ortodoxo, alem dessas 613 ordenações, há ainda as leis do Talmude a transmissão oral dos preceitos religiosos e judaicos compilados por escrito entre os séculos III-IV d. c.

PROVERBIOS 29.18 diz q respeito:” Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz”. Toda nação que seguir esse conselho será próspera.
A Lei de Moisés foi entregue ao povo de Israel com a seguinte finalidade: “ Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida” (Pv 6,23). Deus queria que Israel fosse uma clara luz no meio da escuridão espiritual em que vivem os povos e um contraponto ás trevas do pecado. Por essa razão Balaão, o profeta gentio, foi compelido a proclamar: “ ... eis que é o  povo que habita só e não será reputado entre as nações. Que boas são as  tuas tendas, ó Jacó! Que boas são as tuas moradas, ó Israel” (Nm 23,9;24,5). Balaão reconhece que Deus era com Israel, que Ele velava sobre esse povo, morava no meio dos  israelitas e lhes dava segurança e estabelecia a ordem através da Lei.

O nome de Deus era conhecido muito além das fronteiras de Israel. As nações reconheciam que Israel era singular, admiravam seu maravilhoso Templo e vinham para louvar seu Deus. Assim era respondida a oração que Salomão fizera por ocasião da inauguração do Templo: “Também ao estrangeiro, que não for teu povo de Israel, porém vier de  terras remotas, por amor do teu nome (porque ouvirão do teu grande nome, e da tua poderosa, e do teu, braço estendido), e orar, voltado para esta casa, ouve tu nos céus, e faze tudo o que o estrangeiro te pedir, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome, para te temerem como o teu povo de Israel e para saberem que esta casa, que eu edifiquei, é chamada pelo teu nome” (1 Rs 8.41-43).

A História nos ensina que os povos que desprezaram as leis divinas de maneira consciente, que as pisotearam, cedo ou tarde desapareceram de cena. Basta pensar na ex-República Democrática Alemã ou na União Soviética, que não existem mais. Mas os povos que estabelecem sua legislação e fundamentam sua constituição sobre as leis divinas, mesmo que seja de maneira imperfeita, são povos abençoados. A Bíblia diz:“Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor!” (Sl 144.15).

Jesus Cristo e a lei Mosaica

Jesus posicionou claramente a favor do código legal mosaico, pois disse: “não penseis que vim revogar a lei ou os protetas;não vim para revogar, vim para cumprir (Mt 5.17). entre tanto, Ele rejeitou com veemência – ordenanças humanas e as obrigações impostas apenas pela tradição Judaica (compiladas, posteriormente, no talmude) afirmando: “Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.

E lhes disse ainda: Te é jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardades a vossa própria tradição. Pois Moises disse: honrara a teu pai e tua mãe; e , quem maldisser a seu pai e sua mãe seja punido de morte. Vós, porém, dizeres. Se um disser a seu pai ou a sua mãe: aquilo que podereis aproveitar de mim é corbã isto é, oferta para o Senhor, então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe em validando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes (Mc 7.8-13).

Jesus defendeu firmemente a palavra de Deus. Ele considerava como realmente escrito por Moises, inspirado por Deus e normativo para sua própria vida e seu ministério, pois afirmou: “ Porque em verdade vos digo; até que o céu e a terra passem nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Aquele pois que violar um destes mandamentos posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porem que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus” (Mt 5.18-19)

A lei foi entregue a Israel fazendo de Israel algo especial, transformando-o em parâmetro para todos os outros povos. A bíblia exprime essa verdade da seguinte forma:” porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os que vai na terra” (Dt 7.6).

Por consequência, o Israel do Antigo Testamento era a única nação cuja legislação, jurisdição e jurisprudência tinham uma origem na pessoa de Deus vivo – o povo continua incluindo e esta no governo de Moises.


“ O Senhor Jesus, cabeça do igreja (Ef 5.23), validou toda a lei mosaica inclusive os 613 preceitos (disposições), ordens e proibições ao afirmar. “É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til seque da lei “ (Lc 16.17). Ele avançou mais penseis que vim revogar, vim para cumprir”(Mt 5.17).


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